JEJUM DE DANIEL

JEJUM DE DANIEL

HUMILHAÇÃO

Daniel 9:2 – No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, compreendi pelas Escrituras, conforme a palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, que a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos.

O profeta Daniel lendo as escrituras entendeu o que Deus estava falando por meio de Jeremias. Isso só foi possível porque ele meditava nas escrituras e procurava respostas para o que estava acontecendo. Daniel estava numa “posição” confortável em relação aos escravos de trabalho forçado e à população comum, mas Daniel buscava o Senhor e sabia que Israel estava sobre o juízo que só Deus poderia tirá-los.

O profeta Daniel não questionou a Deus, não afrontou a Deus, mesmo não sendo ele o responsável pela ruína e destruição de Jerusalém. Mas quando ele entendeu pelo Espírito que o tempo de cativeiro estava terminando, ele se colocou a humilhar-se, a jejuar (por que Daniel tinha o que jejuar). Daniel não passava fome, necessidade no Palácio. Por isso, se propôs abrir mão do que tinha para comer e beber e se humilhou para Deus tirá-los daquele lugar.

Daniel 9:3 – Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.

Daniel trocou as vestes que tinha no palácio, que usava como um oficial, e colocou um pano de saco. Não se preocupou com o que as pessoas diriam. Muito provavelmente a maioria das pessoas não entenderam por que Daniel estava jejuando e Daniel estava jejuando porque só ele via, só ele entendia. Quem não está atento, quem não está na fé, quem não ouviu o Altar, não sabe o que está acontecendo. Não recebe as direções, não sabe porque o Altar coloca o jejum, por que ele não tem a revelação da palavra. Por isso muitas vezes nós somos tocados para jejuar, batalhar, guerrear, se humilhar, ir para o Altar em favor de quem está perdido, cego e se não for lutado por ele, ele perde o caminho e a sua alma. Daniel pôs-se a jejuar pela nação e foi se humilhando, porque ele, naquele reino, era exaltado e até isso para Daniel era uma vergonha, porque na verdade o que ele queria mesmo era ser exaltado sim, mas não como cativo e sim em casa. Não podemos nos conformar com situações que na verdade estamos sobrevivendo…, mas ainda não é o definitivo de Deus. Quando damos ouvidos ao Altar, que é a palavra, e nos entregamos, cumprimos passo-a-passo toda a fé, propósitos, votos, direções… é o caminho que Deus nos dá para chegar até Ele.

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, o meu Deus, e confessei: Ó Senhor, Deus grande e temível, que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos,

Daniel 9:5 – nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

Daniel 9:6 – Não demos ouvido aos teus servos, os profetas, que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos líderes e aos nossos antepassados, e a todo o teu povo.

Daniel 9:7 – Senhor, tu és justo, e hoje estamos envergonhados. Sim, nós, o povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel, tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para contigo.

 

A pessoa que não tem o Espírito Santo não vê o porquê ela precisa se humilhar. Principalmente se em tudo em sua vida está funcionando, principalmente se ela está por cima naquele momento, se ela de alguma forma está ali por ser vítima, porque alguém foi rebelde, ela não consegue se humilhar porque não consegue ver que em toda situação que estamos vivendo, para que chamemos atenção do Deus todo poderoso, é necessário se humilhar.

  • Estou com problemas gravíssimos fui enganado. Se você entende que Deus pode arrancar de você isso, se humilhar;
  • Fui tão maltratada que por isso desenvolvi raiva, rancor, mágoa, problemas psiquiátricos, síndrome do pânico. Sou assim porque fizeram isso comigo. Se você entende, pela palavra, que Deus quer dar um fim nisso, se humilhar.

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, o meu Deus, e confessei: Ó Senhor, Deus grande e temível, que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos,

É muito doído você pensar que precisa se humilhar quando já está tão humilhado. Ao contrário disso, muitas pessoas pensam que na verdade precisam questionar a Deus o porquê de passar por isso, sendo que ela não merece. Começa aí o não ouvir as orações dessa pessoa. Porque ela vai orar questionando, o questionamento exaltado é soberbo mesmo que seja em lágrimas. Ou seja, ela vai forçar uma porta que não vai abrir, andar por um caminho que não tem saída. Sendo que a saída é se humilhar.

A primeira coisa que temos que fazer para Deus começar a nos ouvir é nos humilharmos para Ele e procurar em nossa volta onde há pessoas que precisamos perdoar e pedir perdão. O perdoar não significa trazer a pessoa de volta para o seu convívio e sim liberar, retirar do seu coração aquela mágoa, sujeira, provocada pelo que alguém lhe fez. Isso só é possível com o entendimento e com a fé. Pedir perdão também não é voltar amizades, negócios, convivência com pessoas como se nada tivesse acontecido, não. Esse perdão serve para o mundo espiritual se liberar para que o seu caminho seja destravado. Há muitas pessoas que o seu caminho está travado por falta de perdão. Sem esse perdão, sem essa limpeza, você não consegue entender como se humilhar para Deus, mesmo quando você é a vítima. Imagina quando você não é a vítima, da mesma forma é preciso olhar em volta, pedir perdão, perdoar, ir para o Altar para se humilhar para Deus. Receber as direções do Altar para destravar a sua vida.

 

PERSEVERANÇA E ENTENDIMENTO

Daniel 9:20 – Enquanto eu estava falando e orando, confessando o meu pecado e o pecado de Israel, meu povo, e trazendo o meu pedido ao Senhor, o meu Deus, em favor do seu santo monte;

Daniel 9:21 – enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde.

Daniel 9:22 – Ele me instruiu e me disse: “Daniel, agora vim para dar a você percepção e entendimento.

Daniel 9:23 – Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu trouxe a você porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão:

 

Daniel não parou de orar e se humilhar enquanto não tinha a resposta. Todos os dias se colocava mesmo em jejum, a se humilhar, orar e sacrificar. Sem desistir. Tenho certeza que Deus iria responder. Temos que ter certeza que Deus está nos ouvindo, quando estamos em obediência. A fé não tem como dar errado. O perdão que deve ser dado a alguém, a confissão dos seus pecados (ver onde está errado, se auto analisar, não se justificar, sair do cantinho do coitadinho).

Sacrificar, mostrar a Deus na prática, colocando o que você gastaria com você financeiramente no Altar, para Deus gastar na salvação de almas. Até que Ele te veja e envie resposta. O término do jejum de Daniel não pode ser o término de uma obrigação. Temos que continuar pedindo, buscando principalmente o que ainda não veio.

Permanecer, insistir e perseverar. Não podemos desistir da fé. Só há a fé pra alcançarmos a Deus.

Daniel 9:22 – Ele me instruiu e me disse: “Daniel, agora vim para dar a você percepção e entendimento.

Ou seja, a resposta era pra ser entendida e percebida. Sem o Espírito Santo, não há como perceber nem entender. Por isso que precisamos busca-lo primeiro. Uma pessoa que não se coloca em busca para Deus vir até ela, que não vai ao máximo de se esvaziar, de se humilhar, não chega no seu limite pra Deus vir até ela, não recebe o extraordinário. Daniel recebeu o anjo de Deus e o anjo disse para ele que era para prestar atenção para que ele entendesse a resposta. Com o Espírito Santo entendemos a resposta. A resposta de Deus está sempre no dia a dia.

Muitos não conseguem entender o que é a voz de Deus, não conseguem diferenciar entre NÃO e SIM. O que está certo ou está errado. Porque para isso é preciso ter o Espírito do Entendimento. O Espírito Santo nos deixa sensíveis a voz Dele. Nos faz entender o que ele está nos mostrando. Se algo está errado, entendemos pelos sinais, se as coisas estão certas, entendemos pelos sinais. Deus sempre responde.

 

Daniel 10:12 – E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.

Daniel 10:13 – Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia.

DEUS SEMPRE RESPONDE

O anjo de Deus falou com Daniel e disse a ele que ele já tinha respondido, mas o mal segurou a resposta. Se continuamos na obediência e no Altar, mesmo que o mal lute, Deus faz a resposta chegar. Não podemos desistir. Muitos desistem quando está quase chegando a resposta e o entendimento. Quando a resposta chega ele não está mais em seu lugar. Não desista! Essa é a sua parte, é a nossa parte. O jejum de Daniel acaba, mas não acaba nosso clamor. Não acaba nossa obediência e temor. Mais respostas estão chegando.